Nesta seção

Projetos da área

Não há projetos relacionados

Projeto e Implementação da Escola Virtual do Mercosul

Projeto e implementação da Escola Virtual do Mercosul visa dar maior  incentivo e desenvolvimento ao comércio eletrônico e aos negócios pela Internet na região, contemplando a elaboração e funcionamento da Escola Virtual, constituída por uma plataforma educativa, um programa em rede de capacitação e intercâmbio e uma comunidade de usuários, reforçados por um conjunto de atividades de alta visibilidade.

Seus objetivos são:

  • Produzir novas capacidades, competências e conhecimentos nos países do MERCOSUL.
  • Integrar, no projeto, as capacidades já existentes, aproveitando-as e potencializando-as.
  • Envolver instituições e agentes fundamentais, relacionados com o comércio eletrônico e a sociedade da informação.
  • Incorporar critérios de inovação na formação da rede, a elaboração dos componentes, o suporte tecnológico e o desenvolvimento das atividades.
  • Promover a diminuição das assimetrias entre países integrantes do MERCOSUL, entre as diferentes regiões dentro de cada país e entre diferentes setores da comunidade em cada região.
  • Colaborar para a formulação de estratégias comuns em matéria de comércio eletrônico e negócios pela Internet para todo o MERCOSUL.
  • Promover e facilitar o desenvolvimento e a utilização da infraestrutura de apoio e de serviços de apoio para o comércio eletrônico e negócios pela Internet por parte de empresas, profissionais e empreendedores relacionados.
  • Difundir as boas práticas que permitam melhorar a qualidade e quantidade da oferta de produtos e serviços que produzam uma experiência positiva no consumidor on-line.
  • Promover o comércio eletrônico e negócios transfronteiriço pela Internet, entre países que fazem parte do MERCOSUL.

O objetivo final é que, ao término dos 27 meses financiados pela cooperação entre a União Europeia e o Mercosul, a Escola Virtual tenha a autonomia técnica, de gestão e financeira para continuar oferecendo atividades de qualidade na região, de forma sustentável.

A instituição responsável pela execução do Programa Mercosul Digital, a rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) do Brasil, concedeu a licitação para a Escola Virtual ao consórcio liderado pela Fundação CEDDET, Centro de Educación a Distancia para el Desarrollo Económico y Tecnológico, e que é formado pelas sedes da FUNIBER na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, juntamente à Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ – Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional), o Instituto Latino-americano de Comércio Eletrônico (ILCE) e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife (C.E.S.A.R.).