Nesta seção

¿O que fazemos?

Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER)

Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) é uma instituição que se enquadra no mundo universitário e da formação.

A FUNIBER busca difundir e compartilhar o conhecimento europeu e o latino-americano. Desde a sua fundação, em 1997, em Barcelona (Espanha), a FUNIBER cresceu continuamente, chegando hoje em dia a criar uma rede acadêmica e profissional presente em mais de 30 países (ver sedes). Esta rede engloba pessoas de mais de 60 universidades da Europa, EUA e América Latina, empresas e organismos de presença e prestígio internacional (ver Patrocinadores e Colaboradores), que fornecem experiência e conhecimento com o único objetivo de formar pessoas por meio de uma educação internacional de primeiro nível, sem deixar de lado o que cada país tem a contribuir em termos de individualidade, singularidade e vantagens comparativas.

A FUNIBER hoje é uma instituição que se desenvolve com a sociedade, por meio de diversos convênios e projetos, participando em atividades tanto acadêmicas, científicas e de pesquisa como de cooperação, desenvolvimento e crescimento econômico, graças ao seu vínculo com universidades e instituições profissionais, visando proporcionar, assim, uma Formação Global respeitando as Identidades locais.

 A FUNIBER desenvolve suas atividades através de 3 eixos de atuação fundamentais:

  • Promover a criação de programas interuniversitários. A FUNIBER promove programas que permitam o acesso a graus acadêmicos na modalidade de dupla titulação. Os estudos são de mestrado, mas há programas de pós-graduação integrados entre si, por uma parte, de menor duração como Capacitação Técnica, Especializações, entre outros, e, por outro lado, estudos presenciais de Doutorado.
  • Apoiar na formação e nas atividades de Projetos de Cooperação Internacional. A FUNIBER promove e desenvolve projetos de cooperação e de desenvolvimento econômico trabalhando em conjunto com diversos agentes de cooperação para o desenvolvimento e/ou agentes de cooperação internacional, levando adiante iniciativas que vão desde a formação de grupos profissionais e/ou de capacitação de comunidades até a assessoria na formulação, projeto, planejamento, e gestão de projetos de cooperação e de desenvolvimento econômico.
  • Soluções de Formação sob Medida e de Gestão do Conhecimento para empresas e outras instituições. Por um lado, a FUNIBER desenvolve e trabalha em processos de consultoria voltados à geração de programas de enriquecimento de recursos humanos, comumente para empresas, corporações e grupos empresariais. Por outro lado, a FUNIBER dá consultoria em processos de gestão do conhecimento apresentando inovações e soluções que vão de modelos de gestão estratégica do conhecimento a sistemas baseados nas Tecnologias da Informação e das Comunicações de portais corporativos de conhecimento, sem deixar de lado a elaboração de projetos apropriados a empresas, profissionais e a outros coletivos.